quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Roteiro pela minha freguesia

A Freguesia da Lapa foi constituída em 11 de Fevereiro de 1770, pelo Cardeal Arcebispo D. Francisco de Saldanha, a partir da igreja nova da Lapa, possivelmente a primeira edificação religiosa erguida depois de 1755.

O nome de Lapa teve a sua origem, segundo documentação consultada, numa rocha denominada Lapa da Moura.

Com maior monumentalidade edificou-se a Basílica da Estrela ou do Sagrado Coração de Jesus, entre 1779 e 1790, com um convento anexo. É aliás na bela Basílica que se situa uma das melhores vistas panorâmicas da cidade de Lisboa. O alto do Zimbório da Estrela é, sem dúvida, um dos pontos de Lisboa com maior interesse turístico, no entanto não é publicitado. Na realidade poucas são as pessoas, entre nós, que tiveram o privilégio de poder admirar a imperiosa e extasiante paisagem que é visível a partir deste ponto.
A Lapa tem também um dos mais belos jardins de Lisboa,
o Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido por Jardim da Estrela.
A ideia deste jardim deve-se ao Conde de Tomar e a sua realização a um donativo inicial de quatro contos, feito por um português emigrado no Brasil de nome Joaquim Manuel Monteiro, também conhecido por Barão de Barcelinhos e por intervenção directa da Rainha D. Maria II.
A construção do jardim teve início a 30 de Setembro de 1842 e as plantações foram orientadas pelos jardineiros Bonard e João Francisco, sendo inaugurado em Abril de 1852. Numa jaula do jardim esteve o famoso leão da Estrela, oferecido ao jardim, em 1871, pelo não menos famoso africanista Paiva Raposo.
No Jardim da Estrela está construído o mais antigo coreto de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário